É um procedimento cirúrgico minimamente invasivo, realizado com auxílio de anestesia geral, em que uma câmera (ótica) é introduzida no interior da cavidade abdominal, normalmente pela cicatriz umbilical.
Este procedimento pode ser realizado com o intuito de investigar causas de dor pélvica crônica, infertilidade, diagnóstico e tratamento de endometriose ou também para realizar histerectomias (retirada do útero), miomectomias, tratamento de cisto de ovário.
Esta técnica cirúrgica é sempre a preferencial quando falamos em cirurgias abdominais, e apenas não será a escolha em casos selecionados, como por exemplo útero muito volumosos.
Com ela são realizadas pequenas incisões no abdome (cerca de 4 a 5 incisões), medindo de 0,5 a 1 centímetro cada uma. Através destas incisões introduzimos a câmera para visualização interna e as pinças para realizar o procedimento.
É um procedimento realizado em bloco cirúrgico, com internação hospitalar que pode ser algumas horas ou alguns dias, a depender da patologia e do tratamento durante o procedimento.
As orientações pós-operatórias são de evitar esforços físicos por 14 a 60 dias, dependendo da complexidade do procedimento, manter os pontos do abdome limpos e secos.
A retirada dos pontos deverá ser feita em 14 dias após o procedimento, no consultório médico durante a consulta de revisão.