Procedimento de inserção de DIU, consiste na introdução de um dispositivo no interior da cavidade uterina com vistas a anticoncepção, tratamento de sangramento uterino anormal, endometriose, adenomiose, hiperplasia endometrial ou proteção uterina em paciente que estão realizando terapia de reposição hormonal.
Pode ser utilizado diu Mirena ou Kyleena. A decisão de qual inserir deverá ser realizada previamente em consulta médica.
Em relação ao procedimento da inserção do Dispositivo, poderá ser realizada em consultório médico (sem anestesia) ou em casos selecionados em bloco cirúrgico com sedação anestésica.
A opção de utilizar ou não a sedação irá depender de questões relacionadas a dificuldade de inserção (colo uterino muito fechado), sensibilidade a dor da paciente, desejo da paciente.
Para a realização procedimento a paciente deverá ter o citopatológico do último ano e uma ultrassonografia trasnvaginal para avaliação do útero. A inserção durante a menstruação torna o procedimento um pouco mais fácil.
Após a realização do procedimento a paciente deverá permanecer 48 horas sem relações sexuais, podem ocorrer sintomas como pequeno sangramento e cólicas leves.
Uma ultrassonografia transvaginal deverá ser realizada cerca de 30 dias após a colocação do diu para avaliar a posição do mesmo, e então apenas após este exame confirmatório é que ele estará fazendo seu papel de anticoncepção.